quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PULGAS: AS INIMIGAS Nº1 #24

Os cães são nossos melhores amigos e as pulgas são as maiores inimigas dos peludinhos, portanto são também NOSSAS maiores inimigas e devemos lutar contra elas. Cães e gatos costumam pegar pulgas através do contato com outros animais ou com as pulgas do ambiente. Esse inseto possui pernas traseiras fortes que o habilitam a pular de hospedeiro em hospedeiro ou do ambiente para o hospedeiro. A mordida da pulga causa coceira no hospedeiro, mas para um animal sensível ou alérgico a pulgas, essa coceira pode ser intensa e levar a perda de pelos, inflamações e infecções secundárias de pele.
As pulgas são de cor cobre escuro e não gostam de luz. As regiões mais fáceis de encontrá-las são as que possuem mais pelo, como na barriga e na parte interna das coxas do animal, repartindo os pelos para facilitar a visualização. Procure também por “sujeira de pulga” que se parece com pequenas manchas escuras de pimenta espalhadas pela superfície da pele e que na verdade são as fezes da pulga compostas de sangue digerido. Uma dica é: se encontrar, pegue algumas do peludo e coloque em uma toalha de papel molhada. Se após alguns minutos as pequenas manchas se espalharem como machas de sangue, então isso é sujeira de pulga e seu cão está mesmo com pulgas.


“O hospedeiro da pulga é um animal de sangue quente, como cães e gatos (ou mesmo humanos). Porém, os vários estágios das pulgas são muito resistentes a temperaturas frias. A fêmea adulta vive tipicamente por muitas semanas em um animal. Durante esse período de tempo, ela suga o sangue do animal duas ou três vezes e libera de vinte a trinta ovos todos os dias. Ela pode liberar centenas de ovos durante seu tempo de vida. Esses ovos caem do cachorro no quintal, tapete, e onde mais o cachorro passe seu tempo. Esses ovos se desenvolvem no mesmo lugar onde foram deixados. Tendo cerca de 1/12 do tamanho de um adulto, eles também podem se desenvolver em pequenas fissuras no piso e entre as fendas dos carpetes. O ovo depois evolui para larva. Essas pequenas larvas tipo minhocas, vivem entre as fibras do tapete, em fissuras do solo e no ambiente exterior. Elas se alimentam de matéria orgânica, escamas de pele e mesmo das fezes ricas em sangue das pulgas adultas.”

É importante entender o ciclo de vida da pulga, para compreender a necessidade de cuidar tanto do seu peludinho como do ambiente em que ele vive. As pulgas ditas adultas que estão no seu cachorro ou gato são apenas a ponta do iceberg, ou seja, representam só 5% de toda a infestação. Os outros 95% estão na forma de ovos, larvas e pupas de pulgas que seu cachorro ou gato vai espalhando ao andar pela sua casa ou apartamento. E esses 95% vão se transformar nas chamadas pulgas adultas em poucas semanas.

“Junto a qualquer tratamento de combate às pulgas é necessário tratar os animais da casa para obter pleno sucesso. Além disso, você precisará cuidar do ambiente interno e externo. Ao cuidar do ambiente interno, é importante lavar as roupas de cama com água quente e sabão, especialmente se os cães passam tempo em sua cama. Todos os tapetes devem ser aspirados e o saco do aspirador jogado fora. A limpeza a vapor também pode matar algumas larvas. Lembre-se de que, apesar de lavar os tapetes, ainda haverá boa porcentagem de pulgas vivas, por isso algum tratamento químico pode ser necessário.”

Para desintetização da casa, muitas escolhas estão disponíveis, incluindo nebulizadores altamente eficientes. “Os produtos mais eficientes são os que contêm ingredientes para matar pulgas adultas e pulgas em outros estágios do ciclo. Este último é chamado de regulador de crescimento de insetos. Metopreno é um desses reguladores. Nebulizadores de aerosol não penetram o suficiente, em alguns casos, para matar todas as pulgas e larvas escondidas. Outra opção é um produto de borato de sódio que é aplicado no carpete. Considere a opção de chamar uma dedetizadora para ter a garantia de que o procedimento vai eliminar as instalações de pulgas.”

Falamos de como as pulgas agem e como combatê-las, mas você do que elas são capazes de fazer para você e seu peludinho?!  As picadas das pulgas provocam irritação e problemas de pele nas nossas patinhas e em nós também, pois as pulgas geralmente pulam nas pessoas. Além disso, as pulgas transmitem doenças tanto para as pessoas como para os animais.Alguns pets desenvolvem dermatite alérgica por picadas de pulgas. As pulgas podem transmitir tênia (ou solitária) tanto para cães como para gatos, quando eles as ingerem. Também podem transmitir a bactéria Bartonella henselae, conhecida por causar sintomas semelhantes a um leve resfriado nas pessoas e espécies da bactéria Rickettsia, que provoca febre e erupções nas pessoas.
Deixar sua patinha sempre protegida é a melhor maneira de evitar o problema. Por experiência própria, a orientação da nossa médica veterinária é manter um programa de controle contínuo contra pulgas e carrapatos, reaplicando o medicamento 1 vez por mês. No caso, eu uso a pipeta da marca Frontline Plus, que eu recomendo, mas existem várias marcas no mercado. Existem outras orientações, mas o melhor é sempre consultar um médico veterinário de confiança.

Além dos medicamentos, existem alternativas de anti pulgas sustentáveis. Confira essa dica super bacana da Pet Shop Grooming Place.


Você também pode acompanhar o Patas e Sapatos nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário