segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GRIPE CANINA #14

Você sabia que assim como nós, seres humanos, os cãezinhos também podem pegar o vírus da gripe? Muitas doenças comuns aos humanos são também um problema para os pets, o que chamamos de zoonoses, ou seja, doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais ou vice-versa. 
A gripe canina, conhecida também como tosse dos canis é uma dessas doenças. Esta zoonose é uma doença respiratória infecciosa que pode aparecer subitamente nos cães de qualquer idade. Os sintomas são bastante parecidos ao da gripe humana: espirro, tosse seca, secreção nasal e ocular. 
No inverno, os cuidados com o seu peludinho devem redobrar. A mudança brusca de temperatura, o frio excessivo e a umidade podem acarretar na doença. No blog da clínica veterinária e pet shop Grooming Place de Porto Alegre, a médica veterinária Ana Julia Coelho reforça essa questão:

 "De acordo com a Dra. Ana Julia Coelho, que faz parte da equipe da Grooming, a hora ideal de fazer a vacinação é agora. “O animal deve tomar duas doses, com 3 semanas de intervaldo entre elas. Portanto, a imunidade demora cerca de 6 semanas”. Ou seja: não dá pra esperar o inverno chegar para se preparar. Ainda segundo a veterinária, é preciso ter cuidado, já que a tosse, que muitas vezes começa seca, pode evoluir para uma pneumonia séria."

Segundo o site PetCamp:

"A vacina contra a gripe canina pode ser aplicada em cães a partir de 2 meses. Nos filhotes é recomendada a aplicação de duas doses da vacina e uma dose anual para cachorros adultos. Para aumentar o cuidado é interessante proteger o seu melhor amigo mantendo-o em lugares limpos e secos, protegidos do vento e frio, evitando aglomerações e contato com outros animais doentes."

O inverno já está acabando, mas no outono, este tipo de doença também é bastante comum entre os cachorros, portanto, não deixe de vacinar o seu cãozinho e diante de qualquer sintoma, procure um médico veterinário de confiança, você estará protegendo o seu peludinho e a sua família! 


Você também pode acompanhar o Patas e Sapatos nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário