sábado, 24 de agosto de 2013

 ALIMENTOS TÓXICOS #9


    Nem tudo que é bom para nós, seres humanos, é bom para os nossos peludinhos. No quesito alimentação, principalmente, há vários exemplos que são bons para nós, mas que são tóxicos para os cachorros e que podem até matar as nossas patinhas. O chocolate, assim como os cãezinhos, são ótimos aliados das mulheres, mas entre eles o relacionamento é outro. 
O chocolate é constituído de duas substâncias nocivas aos cachorros: a teobromina e a cafeína. Essas substâncias podem causar graves problemas, como quadros de diarréia, vômitos, ingestão exagerada de água, excitação, tremores, taquicardia, febre,  respiração acelerada e ataques convulsivos, podendo levar o cão a morte. 
   A quantidade de chocolate necessária para provocar a intoxicação dos cães é muito variável e depende do porte do animal, sensibilidade e até o tipo de chocolate ingerido. Sabe-se que o chocolate amargo possui uma quantidade de teobromina oito vezes maior do que o chocolate ao leite. Embora, como já dito, a dose que causa intoxicação seja variável para cada indivíduo, se um cãozinho de dois quilos ingerir uma barra de 120 g de chocolate ao leite, essa quantidade pode ser letal. 
       Assim como o chocolate, existem vários outros alimentos do nosso cardápio diário que são altamente perigosos para os nossos cãezinhos. Segue uma listagem de alguns exemplos:

1. Cebola e alho;
2. Uvas e passas (as uvas são perigosas por causa de uma substância tóxica aos cães desconhecida que afeta os rins);
3. Cascas de batata e batatas verdes (contêm os oxalates, que podem afetar os sistemas digestivo, nervoso e urinário);
4. Brócolis;
5. Massa de pão de fermento (a massa de pão de fermento pode produzir gás e inchar no estômago do seu bichinho de estimação - conduzindo à ruptura do sistema digestivo);
6. Café e chá (são perigosos devido a cafeína);
7. Bebidas alcoólicas (o álcool pode conduzir ao coma ou mesmo à morte);
8. Vitaminas humanas (as vitaminas humanas, especialmente aquelas que contêm ferro, podem causar dano ao forro do sistema digestivo assim como danos ao rim e ao fígado);
9. Ovos crus e peixes crus (podem causar a salmonela);
10. Sal, bicarbonato de sódio, pó de cozimento;
11. Cogumelos (podem conter toxinas prejudiciais ao fígado e ao rim);
12. Alimentos diet (sugar-free) (contêm o xylitol que pode causar falhas no fígado);
13. Noz-moscada (pode causar tremores, apreensões e danos ao sistema nervoso central);
14. Alimentos gordurosos (podem causar pancreatite);
15. Abacate (todas as partes do abacate e a árvore de abacate são tóxicas aos cães);
16. Sementes e caroços de frutas;
17. Derivados do leite (muitos cães são intolerantes à lactose, podendo gerar intoxicação);*assim como os humanos, os cães também são alérgicos e intolerantes a certos alimentos e falaremos desse assunto mais detalhadamente em outro post. 
       Enfim, devemos tomar muito cuidado ao que oferecemos para os nossos cãezinhos e buscar sempre oferecer uma alimentação saudável e balanceada para manter a qualidade de vida das nossas patinhas. Para maiores informações, lembre-se sempre de consultar um médico veterinário de confiança. 


Você também pode acompanhar o Patas e Sapatos nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário